Explora de que forma a média e a mediana
variam em função dos dados

Imagina que cada um dos pontos coloridos representa a idade de uma criança, que pode variar entre os 2 e os 15 anos. 
Move o cursor "n.º de dados" para fazer variar o n de crianças.
Move
os cursores coloridos e repara nas alterações da MÉDIA e da MEDIANA no diagrama de extremos e quartis.

Depois responde às questões:

Como se pode mudar as idades e manter a mediana igual mas alterar a média?

Como se pode mudar as idades e manter a média igual mas alterar a mediana?

O que acontece à média e à mediana se mudares algumas das idades para os extremos (2 ou 15)?

Como colocarias os pontos de forma que a média fosse a melhor forma de caracterizar as idades desse grupo?

Como colocarias os dados de forma que a mediana fosse a melhor forma de caracterizar
as idades desse grupo?



 Discussão

 

Média e mediana são dois tipos de medidas de tendência central. Ambas surgem em notícias diariamente, nos jornais e telejornais.

 

    A mediana é uma medida do “meio” dos dados. Para um conjunto de dados organizados de forma ascendente/crescente, a mediana é o valor do dado central (se o nº de dados for ímpar) ou o valor a meio dos valores dos dois dados centrais (se o nº de dados for par).

    A média – um valor que “equilibra” um conjunto de dados – é calculada somando todos os dados e dividindo essa soma pelo nº de dados somados.

 

    Para um dado conjunto de dados, estas duas medidas de tendência central podem ser muito próximas ou muito diferentes, dependendo da distribuição dos dados, e qualquer uma delas pode ou não fornecer uma boa caracterização da amostra.


    Média e mediana apresentam vantagens e desvantagens quando utilizadas para descrever uma amostra. A média depende dos valores exactos dos dados, enquanto a mediana depende somente da posição relativa desses valores. Alterar um dado pode sequer não alterar o valor da mediana, se o dado alterado não for central relativamente à sequência dos dados. Mas alterar um dado qualquer altera sempre a média.

Consegues encontrar exemplos nas notícias/publicidade onde se use a média ou mediana de um conjunto de dados? Porque consideras que o autor da notícia/publicidade escolheu a média e não a mediana (e vice-versa)? Teria o leitor/telespectador ficado com outra impressão sobre a notícia/publicidade se tivesse sido usada outra medida de tendência central?